Vendo e segurando seu bebê

Esta seção foi traduzida a partir do texto original em inglês, disponibilizado no site do Sands (stillbirth and neonatal death charity)< http://www.uk-sands.org/Support/Memories-and-keepsakes.html >.

Se seu bebê viveu por um tempo curto após o nascimento, foi internado em uma unidade neonatal, você segurou e acariciou o bebê antes de ele ou ela morrer. Se o seu bebê morreu antes ou durante o parto, o médico ou enfermeira, normalmente, irá perguntar se você gostaria de ver e segurar ele ou ela.

A idéia de ver e segurar o bebê pode parecer muito estranho ou assustador, especialmente se você nunca viu uma pessoa morta antes. Mas para muitos pais, o tempo que eles passam com o bebê se torna a sua memória mais preciosa, sendo a experiência que eles não queriam ter perdido. Se você quiser ver seu bebê e ninguém sugeriu isso, basta pedir aos profissionais que estão cuidando de você.

Alguns pais decidem não ver o seu bebê. Ou um parceiro quer ver o bebê, enquanto o outro não. Esta é uma decisão muito individual e nenhum de vocês devem estar sob qualquer pressão para ver seu bebê se você não quiser. É importante cada pessoa poder decidir o que acha certo para ela.

Se você não tem certeza sobre ver o seu bebê ou estão ansiosos sobre como o bebê vai estar fisicamente, você pode pedir aos profissionais que estão cuidando de você para lhe dizer como ele ou ela se parece. Você também pode pedir ao profissional para embrulhar ou lavar e vestir o seu bebê antes de você ver ele ou ela. Mesmo os bebês com uma anormalidade visível pode ser cuidadosamente embalados ou vestidos de modo que a anomalia não fica óbvia.

No entanto, se o seu bebê morreu muito tempo antes do nascimento, sua aparência pode ter sido afetada. Se isso aconteceu, o profissional vai conversar com você para você decidir o que fazer na hora que o bebê for retirado. Se você não tem certeza se você quer ver seu bebê, você pode ver apenas a sua mão ou pé.

Se você decidiu não ver o seu bebê, mas agora mudou de idéia, basta pedir ao profissional que está cuidando de você, se ainda estiver no hospital.