Mais sobre dor e luto

Esta seção foi traduzida a partir do texto original em inglês, disponibilizado no site do Sands (stillbirth and neonatal death charity)< http://www.uk-sands.org/Support/How-you-might-feel/More-about-grief-and-grieving.html>.

No começo você pode sentir que toda a sua existência é tomada pela tristeza. Você também pode sentir que a vida não tem sentido, agora que os planos para o seu futuro, com o seu bebê, foram retirados. Leva muito tempo para estes sentimentos começarem a desaparecer e a dor tornar-se menos tensa.

Você pode achar que chorar e falar sobre seu bebê irão fazer se sentir melhor e ajudar a liberar os sentimentos reprimidos. Você pode querer contar a sua história uma e outra vez. Você pode achar que é útil escrever o que aconteceu e como você se sente no dia a dia. Você pode querer escrever poesia, desenhar ou pintar.

Alguns pais preferem não expressar seus sentimentos ou falar sobre seu bebê. Isto é uma estratégia para esquecer, porém não é o que eles estão sentindo e são prejudiciais quando procuram trabalhar por horas ou beber demais.

A dor e a tristeza podem surgir em momentos de altos e baixos, às vezes você pode achar que pode lidar perfeitamente normal por horas ou mesmo dias. Alguns pais se sentem culpados por isso e sentem que estão sendo desleal a seu bebê. Mas isso não significa que esqueceram ou não se importam. É perfeitamente normal ter períodos de calma e normalidade entre os momentos de tristeza aguda.