Outras crianças

Se seu bebê tem irmãos, eles também esperam ver você com o bebê nos braços vindo do hospital. Alguns pais convidam os irmãos para conhecerem o bebê morto.

Nós não precisamos temer que uma criança possa ver o irmão morto, desde que ele ou ela deseje. Deixe seu filho decidir, dando-lhe a informação que ele precisa para entender o significado de ver sua irmã ou irmão morto. Seja sincero e honesto com ele. A linguagem usada para comunicar a morte deve ser adequada à sua idade. Tente evitar dizer coisas que podem confundir a criança, como:

  • Não dizer que o bebê foi “adormecido” porque a criança pode não querer dormir por medo de não acordar.
  • Evitar dizer que “nós perdemos o bebê,” a criança pode se perguntar se você pode encontrar outro ou ter medo de morrer se você o perder.

É recomendado utilizar a natureza como exemplo, falando sobre animais e plantas, explicando que os bebês também podem morrer. O autor Rubem Alves escreveu alguns livros infanto- juvenil que poderão ser úteis nesse momento.

Nem todas as crianças superam da mesma foram à perda de um irmão, é importante observá-las e tentar entender suas reações e estar preparado para as suas perguntas.

As crianças podem reagir de muitas formas, dependendo da idade. Não se surpreenda se a criança ficar calada depois que você anunciou  o que aconteceu com o bebê, e retornar a brincadeira que havia interrompido para estar com você. A criança pode questionar sobre o que aconteceu mais tarde, ou talvez não. Procure dar-lhe espaço para expressar suas emoções e sentimentos. Pode levar anos para a criança perceber o que aconteceu.

A forma como a criança reage dependerá em grande parte da sua idade. O jovem tende a se expressar através de jogos e desenhos. Não se assuste se o seu filho inventar histórias dizendo que o seu irmão ou irmã estava viva. É bom oferecer espaço para a criança se  expressar, afinal é de grande importância para os pais saberem o que está passando dentro da cabecinha de seu filho.

É uma boa ideia informar aos professores ou responsáveis ​​sobre o que aconteceu com a criança. Seria bom sentir o apoio das pessoas adultas por perto. Eles podem ajudá-lo a observar as reações do seu filho. Talvez seu filho possa se sentir desconfortável ao falar sobre a morte de seu irmão ou irmã ou de ter de explicar aos amigos o que aconteceu na sua família. Pode ser a primeira vez que o professor teve de enfrentar esta situação com um aluno, nesse caso você pode sugerir que ele visite nosso site ou outros sites da seção: Grupos relacionados.