Petição pública

Por um Maior Cuidado com a Perda Gestacional

Para: Maternidades do Brasil

Este abaixo assinado foi motivado pela repercussão de um post em uma rede social relatando duas experiências pessoais vivenciadas em 2014 em uma maternidade no Rio de Janeiro. Após sua divulgação, recebemos inúmeros relatos de mulheres traumatizadas com o atendimento recebido, em diversas maternidades pelo Brasil, em situações semelhantes. Logo, julgamos necessário ampliar o escopo da petição.

O QUE PEDIMOS: um espaço nas maternidades dedicado às mulheres que requerem um procedimento após a perda de um feto, e também às gestantes de risco, para que possam ter um tratamento individualizado, respeitando seu momento de luto e sofrimento. Além disso, um método de identificação (sistema de pulseira colorida, código especifico) para evitar constrangimento desnecessários.

PORQUE PEDIMOS: é muito chocante perder um bebê e se torna bem pior quando o ambiente parece estar insensível a sua dor. O atendimento se torna desumano no momento mais frágil da família. É cruel que essas mulheres tenham que ser atendidas num ambiente voltado para celebrar a vida e a chegada de novos bebês. Conhecemos inúmeros casos de gestantes que passaram por constrangimentos nesse momento. Algumas foram parabenizadas erroneamente por maqueiros e enfermeiras; outras recepcionadas por cegonhas em seus quartos. Como sair do quarto sabendo que todos a sua volta vão te parabenizar pelo que você mais desejava mas não se concretizou?

PARA QUEM PEDIMOS: para as diversas maternidades, públicas e privadas, que realizam procedimentos pós perda gestacional.

QUEM SOMOS: cidadãos que querem melhorar o Brasil assumindo uma postura proativa frente a experiências negativas.

Esperamos por mudanças para evitar que outras mulheres tenham que passar pelo mesmo tipo de constrangimento em qualquer maternidade. Acreditamos que a cultura hospitalar no Brasil deva evoluir para um atendimento centrado nas necessidades especificas de cada paciente.

Pretendemos dar ciência dessa petição a diversas maternidades com as quais temos contato. Esse não é um movimento contra as maternidades, mas sim EM FAVOR das pacientes e seus familiares!

ASSINAR Abaixo-Assinado